Introdução à Howard Phillips Lovecraft



Howard Phillips Lovecraft (1890 - 1937) foi um escritor apaixonado pela ciência e o fantástico enquanto em vida. Nascido em Providence, Rhode island; o mestre do sobrenatural e horror cósmico - do qual pode ser considerado "pai" - foi o principal responsável por trazer o gênero de ficção fantástica para o século XX e ainda hoje, 76 anos após sua morte, é um dos mais influentes escritores em todo o mundo, sua obra inspira toda forma de arte: Livros, filmes, teatro, banda desenhada, músicas e etc.

Sua "Mitologia", vulgarmente chamada por estudiosos de "Mitos de cthulhu" revolucionou completamente a noção de horror que se tinha até então, aterrorizou, com a premissa, de que nossas leis, as noções de senso comum - tão arraigadas que tomamos como certas - eram nada para as outras criaturas que habitavam o cosmos, criaturas tão antigas quanto as estrelas, e ainda mais. Assim como a raça humana nada era, sua existência um mero incômodo e seu destino apenas morrer; Morrer no dia em que as estrelas se alinhassem e as criaturas novamente vivessem, embora mortas nunca verdadeiramente estivessem.

Inseriu em suas histórias um ambiente deveras aterrorizante, no qual o horror sentido por seus personagens não é oriundo ou relativo à morte, dor ou mesmo à perda; É simplesmente o medo de saber a verdade insuspeita até então. Disse em um conto por intermédio de seu alter-ego:

"Só conhecemos as coisas por meio dos cinco sentidos ou de nossas intuições religiosas, razão por que era impossível referir-se a qualquer objeto ou aspecto que não pudesse ser claramente descrito pelas definições sólidas dos fatos ou pelas doutrinas apropriadas da teologia"

Tememos o que não conhecemos e Lovercraft sempre adorou o indescritível e inominável. Em uma auto-descrição o mestre do horror relata seu apreço em arrematar suas histórias com sons ou suspiros que paralisavam as faculdades de seus heróis, tirando-lhes coragem, palavras ou associações de idéias para relatar o que haviam passado.

Correspondente assíduo, o "discípulo" de Poe atraiu outros escritores com os quais formou o "Círculo de Lovercraft" inicialmente junto à Clark ashton Smith e Robert E. Howard, dois de seus mais ávidos correspondentes e contribuintes para a constituição de sua "mitologia".
    Deixou obras incompletas, como a que trazia o nome do demônio sultão Azatoth, inconcluída devido a sua fraca saúde que acaba por findar sua vida. Lutando contra um câncer no intestino, morreu praticamente como um escritor anônimo, o que viria a mudar alguns anos depois graças aos seus amigos correspondentes que para preservar e divulgar suas obras criaram o selo editorial "Arkham House". O tempo - traiçoeiro quanto à Howard que morre sem escrever sequer um livro - se certifica de uma coisa, o câncer podia levar sua vida, mas não o legado de quem foi Lovercraft, o homem que escrevia sonhos.

CRONOLOGIA

A obra de Lovercraft pode ser dividida em ciclos, especificamente 4, os quais são chamados de ciclos de Lovercraft:

1- Ciclo dos "mitos de cthulhu"
2- Ciclo da terra dos sonhos
3- Ciclo da ficção científica
4- Ciclo do terror

O primeiro é relacionado ao conjunto de histórias que envolvem o panteão de deuses cósmicos; O segundo à um lugar belo transcedendo os níveis da realidade e acessível quando alguns personagens sonhavam; A terceira como o nome sugere são típicas histórias de terror; A quarta são histórias de ficção cientifica em geral puxando um pouco para o fantástico.

Lovercraft - apesar da co-relação entre as histórias do ciclo de cthulhu e da terra dos sonhos - escreveu diversos contos isolados e em diferentes épocas. Prodígio, começou cedo, registros datam aproximadamente ao ano de 1896 quando escreveu "O nobre mexeriqueiro"; da poesia, o "Cavaleiro de Providence" migrou para a ficção e iniciou as histórias de sua "mitologia" em 1917, ano em que escreveu "Dagon". Seu conto mais famoso, o chamado de Cthulhu, remonta ao ano de 1926 e sua última contribuição literária fora nos anos de 1934/1935, quando escreveu "Sombras fora do tempo", um ano antes de sua morte prematura.

PODERES DO VERSO

A escala de poder no "Lovercraftverso" é relativamente variável, e as proporções relativamente gigantescas, ao passo de que ao mesmo tempo em que existem seres pouco mais poderosos que os humanos, como os deep ones, coexistem no verso seres acima de qualquer conceito, dimensionalidade ou definição, chamado de Outer Gods, ou deuses exteriores. Mediando as classes existem seres como os Grandes antigos, seres de grande poder acima da vida e morte, em parte capazes de destruir estrelas, assim como os caça horrores, muito mais poderosos que os grandes antigos.

No topo, existe o criador, provável onipotente, Azathoth, rotulado de cego e idiota, adormecido em sua corte. Adormecido, também, criou o verso em seus sonhos, assim como possivelmente o destruirá quando despertar.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Azathoth

Através dos portões da chave de prata

O Caos e os Arquétipos: Os conceitos que fundamentam o universo de Lovecraft